Pular para o conteúdo

Compra de imóvel: quais os principais impostos e taxas?

A hora de realizar um grande sonho chegou e você finalmente irá conquistar sua casa própria. Muitas pessoas buscam por bairros, tipos de moradias, preços e financiamentos. Mas acabam se esquecendo de se informar sobre os impostos e taxas. Sim, esses custos pesam bastante no orçamento e devem ser levados em consideração.

 

ITBI

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é o que mais encarece a cesta de tributos. Geralmente, o custo do IBTI flutua entre 2 a 3% com base no valor venal (estimativa feita pelo poder público) da moradia. Além disso, esse imposto pode variar de acordo com a alíquota do ITBI cobrada pelo município.
Taxas cartoriais

Diferente do ITBI que é cobrado por meio de uma porcentagem em cima do valor do imóvel, o registro de compra e venda é uma quantia fixa estipulada por faixas de preço. No geral, o custo sobe de acordo com o valor do imóvel e respeita uma tabela feita pelo estado no qual a residência está localizada. Para os que financiam o imóvel, esse registro acontece quando a dívida é quitada, mas o número da matrícula da moradia consta no contrato. Quanto ao custo, é dissolvido nas parcelas. Outro encargo cartorial é a escritura do imóvel que, quando emitida, comprova a posse da moradia pelo comprador.

Corretagem

A encargo da corretagem é o custo pelos serviços prestados pelos corretores, imobiliárias e incorporadoras. Essa taxa é incluída sobre a venda do imóvel. Entretanto, o custo constará no contrato de autorização de compra e venda para conhecimento do comprador. Não existe um preço fixo para a taxa de corretagem, pois cabe aos prestadores de serviços estipulá-lo. Em média, o percentual fica em 6%.

SATI

A taxa de serviço de assessoria técnica imobiliária (SATI) costuma ser cobrada na compra de um imóvel novo ou na planta. Normalmente, o custo varia entre 0,8 a 1%. A razão dada para a incidência desse encargo é a prestação de assessoria especializada nos trâmites documentais, contratuais e legais, durante o processo de compra do imóvel.

Taxa evolução de obra

Para os que decidem comprar um imóvel na planta, as construtoras cobram a taxa de evolução de obra. Esse custo é atrelado ao Índice Nacional de Construção Civil (INCC), por isso pode variar no decorrer do pagamento das prestações do financiamento. Em média, a taxa permanece em 2% do custo total do imóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *